sexta-feira, 29 de julho de 2011

Se é pra falar de...

Uma matéria da TV Folha que realmente me agradou e me fez querer compartilhar umas ideias.
"Prodígios da música clássica, irmãos Rossi tocam na estação da Sé"
Achei incrível, música clássica é sempre taxada como para a elite, como se para irmos a concertos tivéssemos que nos vestir melhor, como se fosse algo para poucos, o que como consequência acaba sendo.
Nas rádios você não vai escutar os grandes compositores clássicos, as pessoas não vão dar de presente um cd de música clássica ou te convidar pro fim de semana ir a um sala de concertos. É para poucos.
Mas, viram a quantidade de pessoas que param pra escutar música clássica quando ela está em acesso á lugares populares?
O exemplo dos irmãos Rossi no metrô é prova de que as pessoas querem ter acesso ao clássico. Um exemplo que vivi: estava na estação da Luz em São Paulo e tem um piano para o público tocar, em poucos minutos tinha uma plateia. 
Quando digo pras pessoas que sou musicista, curso licenciatura em música, tenho um piano, elas costumam julgar-me diferente do que a primeira vista.
Acho que a música, independente de qual seja deve estar em maior acesso a todos, digo isto em relação a custos de eventos, que ela deve estar mais presente em sala de aula, e que se façam reais investimentos para qualidade da música.
Devemos valorizar mais a música clássica, a música que as comunidades produzem, não ver o rap como música de marginal, música clássica como música de elite.
É tudo música, vamos mais é tocar por aí!
Dica: viver a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E agora?!
Qual a sua falada por aqui?!
:*